domingo, 4 de julho de 2010

Deus e Dunga na terra do sol

O que aconteceria se um faxineiro fosse promovido a gerente da maior empresa do mundo? Essa metafilosofia que só poderia surgir da mente vazia de alguém sem nada para fazer foi o estopim para a indicação de Dunga ao cargo de técnico da seleção brasileira. E quem teve essa idéia? Deus.

Aparentemente Deus é um gozador, apesar de não fazer sexo, porque irritado com a leviandade com que brasileiros maiores de idade vem abordando o tema tão urgente da política nos últimos anos, ao ponto de elegerem Clodovil, Cãozinho dos teclados e o Presidente Lula, num claro atestado de violência gratuita contra o bom senso e de escárnio com a cara da democracia, resolveu tirar um sarro de nós. Se só nos importamos com o esporte bretão mesmo, se observar uma pelota quicando num sábado ensolarado atrai mais gente do que dia de eleição com voto obrigatório, ele iria nos esbofetear a cara, dar-nos-ia um tabefe no rosto. Porque Jesus aprendeu a oferecer a outra face com Deus, que lhe metia a mão.

Colocou um dos jogadores mais odiados, por nós e pela bola que ele adorava esmagar com as travas da chuteira, num sadismo característico dos indesejados, daqueles que mesmo levantando a taça de campeão do mundo, objeto tão venerado que quando caiu em nossas mãos a derretemos para poder dividir com mais gente, numa alusão ao nosso socialismo burro (o socialismo inteligente é a divisão do que é dos outros, que, mais tarde, ganhou o nome de capitalismo) para capitanear a nau de nosso amor pela amarelinha. Esse mesmo Dunga que, anos atrás era comentarista esportivo da TV Record usando uma calça jeans atolada no meio das pernas e dividindo os colhões em dois, iria usar Armani na seleção e debochar de nossa etiqueta ao dar entrevistas em português errado e rir maquiavélico como quem tem a chave da porta dos fundos.

E foi isso que Deus fez e nós provamos ser um povo sem brios, porém perseverante, como as baratas, ao aturar tudo sem arredar o pé da frente da TV.

Ele, o escolhido pelos astros (um astrolhido), tomou posse de nosso maior patrimônio e por ele tivemos que torcer. Saiu ganhando tudo, Copa América, confederações e a cada conquista se tornava mais prepotente e cego para suas limitações. Se metamorfoseou de apenas ignorante em burro, de comandante em ditador, sua opiniões viraram fato e piadas sem sentido acabavam com risinhos em tom de lição de moral. E nós, amuados, nos calamos e torcemos mudos pelo nosso amor. Uma paixão aflita. Como um filho que observamos de longe, bonito e saudável, morando com os pais que o sequestraram de nós anos atrás ainda na maternidade. Torcemos doídos, com o bumbum espremido e gritamos gol com culpa. Fomos desenvolvendo um complexo de stocolmo forçado que não caia bem e dava má digestão. Mas merecíamos isso.

Dunga tinha como sua maior qualidade a inveja. A inveja das seleções campeãs no passado. Mérito dele e de Cain, um matou a seleção e o outro o irmão por inveja do talento e da virtude. Hoje, só invejamos o vício. Salva de palmas para Dunga e Cain.

Mas aí, um evento que nem Deus havia previsto começou a tomar forma no oeste. Uma nuvem negra de ignorância e auto flagelo inconsciente com doses cavalares de oba oba ( oba oba é um ingrediente colhido apenas de 4 em 4 anos) ia se aproximando, ameaçadora. Na calada da noite, logo após os programas de resenhas da copa, um massa de gás letal ia se formando, viscosa e maquiavélica, por debaixo dos panos e dos cobertores para dificultar a identificação do culpado. O povo brasileiro vinha, em segredo e num silêncio mortal, preparando sua aniquilação derradeira. Vinha se aparamentando para eleger uma terrorista presidenta do Brasil. Dilma Rousseff. E achando que essa massa gasosa e escura que ameaçava tudo e todos poderia ser culpa da indigestão causada pela sua piada mortal e ácida, Ele se encheu de culpa.

E nosso criador chorou, caiu de joelhos e chorou. Primeiro Adão mete na Eva e agora o povo lhe mete essa. Nesses humanos não se pode confiar. Ele sempre soube que não devia ter nos feito tão a sua imagem e semelhança. O populacho, talvez embebido pelo choque cognitivo de uma copa melancólica e eufórica, de torcer pelo sucesso de alguém que despreza, cambaleou em sensações e apontou o nariz para o horizonte, antes precedido de um precipício.

Depois de elegermos um semi-analfabeto, na iminência de eleger uma terrorista sem carisma e, muito provavelmente, alguém com síndrome de down nos próximos anos, Deus gritou “basta”. Até porque ele é brasileiro e não desiste nunca. Os únicos brasileiros que não se enquadram nessa expressão são os botafoguenses, que sempre desistem em algum momento. Normalmente quando faltam 30 segundos para acabar a partida. Resolveu parar com a piada do Dunga Astrolhido e se concentrar no momento que se apresentava soturno e nos expeliu da copa. Mesmo assim, comprometidos apenas com a paz como somos, nem vendo aquele ex técnico que odiávamos e agora algoz de nossa queda (já que divindades não nos explicam suas arquitetações), conseguimos ser sanguíneos. E, apesar de um dos maiores exportadores de galinhas do mundo, não o recebemos a ovadas. Penas só vimos voando de algumas fãs que tentaram agarrar o Goleiro Julio César quando cá desembarcou.

Com o Brasil fora poderíamos voltar nossos olhares marejados para os quadris da conjuntura, mas é muito difícil para nós, com tantas datas comemorativas por vir, desde páscoa, Natal e até ano novo, fixarmos nossa íris em coisas não belas. Somos sonhadores. Somos avohai. Não perdemos tempo com pensamentos desagradáveis, não é da nossa natureza, não fomos criados assim e professores mal pagos não tem motivação para nos ensinar o contrário. Somos felizes e alegres por sabermos focar apenas na positividade.

Se é verdade que quem sabe demais nunca está tranquilo, podemos afirmar que a pessoa ao estudar e se tornar mais inteligente vai se afastando progressivamente da felicidade?

Se uma recepcionista trabalha 25 dias por mês, mas o senhor do universo cansou depois de 5, que moral ele teria para nos dizer o que é certo? E, desmotivado, vendo que até a reencarnação de seu filho Jesus sobre o nome de Inri Cristo não surtiu muito efeito no Brasil, resolveu desistir. Abriu mão de nós e voltou para a África do Sul aonde se encontra torcendo pela Alemanha, com a leve lamentação de não ter feito desse país sua terra natal por achá-los levemente xenofóbicos.

5 comentários:

  1. concordo em partecom relação ao dunga, mas...
    Como o blog serve para debates e ideias, vamos as minhas.
    Essa mania de criticar apenas o lado ruin do lula é foda. Ta ele era semi analfabeto na decada de 80, mas isso é passado ele inchou a maquina publica e vai entregar um pepino seja lá quem vier depois dele.
    Mas foi ele que náo deixou o pais quebrar depois de oito anos e duas crises economicas mundiais, foi graças a ele que todas as universidades publicas estão podendo respirar de uma maneira geral, laboratorios professores capacitações. A petro é nossa! e a cada dia ajuda o pais a cescer mais um pouco. Fora o carisma e o prestijo que ele fez o pais ganhar no cenario mundial.
    Fato não acho a Dilma a melhor pessoa para substituilo, mas é quem sobrou e se ela tem a poio do lula, então tem o meu.

    Terrorista nas decadas de 60 e 70, bem se vc era universitario ou trabalhava para algum jornal que não apoia-se o regime ou fosse artista, então vc era terrorista. O Proprio fhc se encaixa como terrorista neste caso.

    Desculpe os erros do meu portugues ruim. abraço

    ResponderExcluir
  2. O Lula era semi-analfabeto na década de 80 porque não tinha completado o ensino fundamental e se, nos dias de hoje, ele ainda não completou, continua semi-analfabeto. Falar bem ele sempre soube, mas o termo vinha por falta de escolaridade. Ele fala bem melhor hoje em dia, mas continua sem estudo.

    O país não quebrou porque as micro empresas quebraram por ele. Quem paga a maior conta das sobretaxas são os micro e pequenos empresários que não votam no Lula. Mas a maioria do Brasil não é de empresários, por isso ele é eleito. O que não se percebe é que a empresa é como o pai da família. O dia que a empresa fecha, vai todo mundo pra rua. Um dado real. O Brasil é o terceiro país no mundo que mais cobra impostos. Só ficamos atras de Alemanha e França. É como cobrar R$100 por um prato de tripa de bode e dizer que é caviar por causa do preço.

    Sobre a Dilma ser terrorista. É claro que na época da ditadura muitos foram considerados terroristas apenas por serem oposição ao governo. Ziraldo, que nunca sentou num pau de arara, foi exilado e voltou herói e hoje ganhou uma ação de indenização contra o governo por danos sofridos naquela época de um milhão de reais. E o governo vai pagar. Esse mesmo governo que, através da Petrobrás o patrocina faz anos.

    A questão com a Dilma não é ela ter feito parte do movimento revolucinário. Insurgir contra o que não concordamos é louvável. O problema é que ela não foi considerada terrorista por idéias, panfletagem, manifestos ou tentativas pacíficas de protesto. Ela sequestrou um embaixador estrangeiro. Sequestro é crime hediondo até hoje. Fernando Henrique foi considerado terrorista por padrões nacionais, que depois foram revogados. Tanto que o exílio acabou e ele voltou. O brasileiro esquece das coisas e todos esses "terroristas" foram perdoados. Mas o mundo tem a memória melhor. Dilma é uma terrorista em nível internacional. Ela não pode nem pisar nos EUA e outros países. Como o Brasil, um dos maiores países do mundo, vai negociar com o exterior com um governante que é visto como terrorista e banido de suas terras, eu não sei. Lula fez do Brasil um país respeitado por sua diplomacia. Dilma não pode nem entrar na Casa Branca.

    Lula paga multa todas as vezes que sobe em palanque para fazer campanha para a Dilma. Presidente em atividade, subir em palanque para pedir eleição de outro, é canalhice. Nenhum outro presidente fez isso antes. Talvez não tivesse tido coragem. Mas, o Lula pode.

    A questão na defesa do Lula, não é achar que ele fez um bom governo. Porque para a maior parte da sociedade ele fez sim. A questão é que quem gosta do Lula o defende como se defende um pai, e isso é bobo. Ele é um político, cheio de conexões, melhor ou pior, é um político, e ninguém chega do nada a presidente do país só no carisma. E se formos falar de carisma, Hitler chegou ao governo da Alemanha pelo voto popular.

    É um assunto longo e acho que vale a pena sempre conversar. Se as pessoas conversassem mais, as coisas em geral, seriam diferentes.

    Vale ressaltar que governo do Lula é muito pior e muito melhor, ao mesmo tempo, do que um post e nossas respostas possam mostrar.

    Aqui no Tortura a idéia é levantar debate, sobre qualquer assunto, sem tendência. Hoje o Lula foi o foco, amanhã, pode ser qualquer outro.

    Só não vale querer sequestrar um de nós, aí é crime.

    ResponderExcluir
  3. Dunga deveria receber aponsentadoria por invalidez,concedido por nós brasileiros loucos e fanáticos!

    Brasil é praticamente o cirque du soleil,só não é pq é o Brasil ora bolas...só o Brasil teve um presidente da republica semi- analfabeto, como uma boa parte dos brasileiros [vergonhoso], devo admitir que seu governo teve seus altos, mto mais que baixos, ou pelo menos suficientemente "altos" para nos fazer fechar os olhos para mtas coisas, mas não é o caso.Só no Brasil, brasileiros alfabetizados [pelo menos uma parte]apoiam Dilma, considerada terrorista, e que não pode ao menos por seus lindos[serão lindos mesmo?] pézinhos em mtos paises para resolver questões,apoiar decisões,trabalhar em pró de nosso pais, ou mesmo bater um "papo-amigo de praxe" com seus respectivos presidentes!
    Uma duvida..."Quem é que vai fazer o trabalho do presidente da republica nos EUA, por exemplo??
    O vice-presidente?"
    Seria tão simples eleger um presidente que não precise de ninguém pra fazer seu trabalho, qdo ele deveria ser inteiramente capaz de executa-lo com perfeição[ ok, não com perfeição, mas sem videoconferência].
    Pra mim, eleger Dilma à presidencia é muito mais vergonhoso do que ter um presidente semi-analfabeto,ter um numero absurdamente alto de analfabetos-funcionais no nosso dia-a-dia e ter perdido a copa do mundo!
    Ai Ai meu Brasil, pensei que não poderia piorar... Frequentemente vejo que me engano. =(
    Temos muitos shows,maquiagens,mascaras e malabares...Quase um cirque du soleil!

    ResponderExcluir
  4. Política, já diz o ditado, não se discute. Pelo simples fato, de nem tudo ser para todos.
    Qual quer presidente que o Brasil tenha, será sempre a mesma coisa, única diferença e que em um mandato presidencial, seja quem estiver na cadeira, uma parte da população ganha outra perde, mudou de presidente outros passam a ganhar, outros a perder.
    Sentido Figurado da palavra Política:
    Habilidade no relacionar-se com os outros, tendo em vista a obtenção de resultados desejados.
    Todo mundo sabe que ninguém pode agradar a todos, somos seres humanos, vontade, gosto, gestos, atitudes, pensamentos diferentes e por ai vai, tudo isso cada um tem de diferente um do outro, mesma coisa política para uns e vantagem R$1,00 dólar custar R$10,00 Reais para outros a vantagem é R$1,00 Real custar R$10,00 Dólares, mesma coisa saúde, educação, desnutrição para uns e vantagem ter para outros não.
    Falar que os brasileiros são burros se a Dilma entra, será que vai ser burrice para muitos ou para poucos, e ate mesmo se for para poucos, mas se esses eles forem a parte, mas importante da população e ainda movimentar a vida dos “muitos”, pode vir ate o palhaço bozó reencarnado se eleger a presidente, se ele for beneficiar esses poucos ele vai ser eleito.
    Resumindo Política e saber se relacionar com as pessoas certas, pois e melhor ter 1% do esforço 100 do que 100% do esforço de 1....
    OBS: Não dependa de político faça com que ele dependa de você.
    Assim quem tiver ou deixar de estar na cadeira “governando” não lhe afetara.
    Criticar todo mundo critica, se você nasceu pobre e amanha esta com uma maserati, acredite não e parabéns que você ira ouvir, e sim criticas. Se você for um bom funcionário, acredite seu chefe sempre vai procurar alguma coisa para te criticar e não dobrar seu salário, se inventar algo e leva pro mundo vão te criticar mesmo que você não cobre nada, pior e depois que o que foi inventado ficar famoso povo vai criticar pelo fato de não ser mais de graça.
    Pequena parte do livro, segredos da mente milionária:
    “As pessoas com mentalidade rica são criticadas.
    As pessoas de mentalidade pobre fazem a critica.”
    Exemplo: Eike Batista, quantas pessoas o criticam e simplesmente ele e o homem mas rico do Brasil e um dos mais Bilionários do mundo esta em 8° lugar com 27Bi de Dólares.
    Critica só e importante para quem souber receber.
    Att.:
    Gabriel Senna
    Franqueado Executivo

    ResponderExcluir
  5. Política é um assunto complicado de ser discutido, Gabriel. È um taboo para a maioria dos brasileiros. È como falar mal da mãe. Aqui no Tortura Cidadã abordamos vários temas e política é apenas um deles.

    E política é um assunto tão delicado para a maioria dos brasileiros que o texto estopim do debate tem como foco principal religião, Deus e Dunga. Três assuntos que passaram incólumes frente à questão política.

    Sinta-se livre para comentar sempre, mas, seja um seguidor do Blog. Ao invés de apenas comentar, nos apóie e vire uma "cabecinha" junto aos seguidores.

    ResponderExcluir